Quem Somos

Você está em: Home » Quem Somos

Um escritório contábil não se preocupa somente em registrar fatos monetários e extrair informações contábeis. Um escritório contábil é algo muito mais complexo do que isso. Além de orientar os gestores sobre procedimentos contábeis, fiscais, tributários, trabalhistas e societários, é necessário dar segurança ao patrimônio da pessoa jurídica.

Por isso, um escritório contábil, na verdade, precisa ser quatro escritórios em um só, distribuídos por áreas. Cada área deve desenvolver as suas funções com independência e responsabilidade, com profissionais qualificados e competentes.

A área tributária acompanha toda a legislação que envolve compra e venda de bens e serviços, suas bases-de-cálculo e fatos geradores, ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS… Além de todos os procedimentos necessários ao registro e apuração de tributos. A qualificação, a habilitação e o conhecimento dos profissionais responsáveis por essa área são indispensáveis para a segurança do cliente quanto ao que é apurado e informado.

A condução do departamento de recursos humanos – responsável pela admissão e demissão de funcionários, pela elaboração da folha de pagamento e pela execução de todas as rotinas necessárias a esse setor, requer um conhecimento seguro da legislação trabalhista, previdenciária e do Imposto de Renda. O desempenho desse departamento é um fator importante para o bom relacionamento entre a empresa e seu quadro de pessoal. Delegar a elaboração das guias de INSS, FGTS, PIS sobre folha, IR na Fonte a profissionais despreparados é colocar em risco um patrimônio construído com muito suor. A qualificação e a competência do quadro técnico nessa área são também muito importantes.

O departamento que transforma os acontecimentos monetários em informações contábeis – departamento de registros contábeis – , igualmente, não deve ser operado por leigos ou profissionais desqualificados. Um equívoco em um registro pode alterar o resultado de uma empresa, e isso trará conseqüências que poderão colocar em risco a empresa e seu gestor. Os registros contábeis não existem somente para possibilitar o pagamento do Imposto de Renda, mas para oferecer informações que permitam à empresa ser gerenciada com profissionalismo e responsabilidade.

Afirmar que a empresa não possui registros contábeis porque apura o Imposto de Renda e a Contribuição Social pelo Lucro Presumido é mostrar o desconhecimento da legislação societária. É não querer saber o que está acontecendo com a empresa.

Concluídos os trabalhos no departamento de registros contábeis, as informações são transmitidas ao departamento de auditoria interna, o qual as analisa e elabora o LALUR, apurando o Imposto de Renda e a Contribuição Social da empresa e prestando contas à Receita Federal. Também esse departamento requer profissionais qualificados, conhecedores da estrutura dos organismos públicos. A segurança na execução de suas funções é indispensável.

Além disso, é indispensável que alguém oriente os gestores da pessoa jurídica para tomar a melhor decisão, seja ela na área tributária ou na área societária. Que oriente os gestores no momento de proceder alterações contratuais, constituições, fusões e incorporações de empresas, alterações do tipo jurídico, etc. Um profissional que realize essas funções é de extrema importância para que o gestor fique tranquilo de que a decisão tomada foi a melhor escolha.

É por isso, por ser um profundo conhecedor das exigências das empresas e das responsabilidades de um escritório contábil, que o Contador Salézio Dagostim fundou, em dois de julho de 1974, a DAGOSTIM AUDITORIA E CONSULTORIA EMPRESARIAL.